Living The Life Without Labels

Usos e costumes- Parte 3: Cabelos também são motivo de debate!

cabeloscoloridos

Esse é o terceiro post sobre usos e costumes nas igrejas cristãs. Já demos uma visão geral do assunto e já tratamos sobre o uso de jóias e adornos mais especificamente. Nosso propósito é mostrar claramente o que a Bíblia traz sobre o assunto, tratando-o de uma forma equilibrada, sem ferir os usos e costumes de cada grupo ou denominação cristã, mas mostrando que deve haver respeito mútuo entre os grupos, mesmo esses grupos sendo diferentes em aspectos culturais, quase sempre provenientes de suas origens e formação.

Agora trataremos sobre cabelos, e esse é um assunto que (literalmente) mexe com as cabeças de muitos crentes. Os principais questionamentos são: A mulher cristã pode cortar o cabelo, ou pintá-lo, ou fazer luzes, chapinha, estiramento, hidratação, etc.? Ela pode usar penteados exóticos, tranças, ou só pode usá-lo solto ou preso num coque? E o homem pode deixar o cabelo crescer, ou isso é proibido?

Bom, vamos ao Manual do Fabricante! A Bíblia fala sobre o voto de nazireado, onde o nazireu tinha uma série de recomendações, entre as quais a de não poder cortar o cabelo (Nm. 6.5). Alguns homens na Bíblia eram nazireus como: Samuel, Sansão, João Batista e o próprio Jesus. O que significa que eles tinham bastante cabelo. Mas, deixando de lado a lei do nazireado.Vamos ver o assunto de forma mais generalizada na Bíblia.

2 Samuel 14.26 fala de Absalão, filho de Davi. Esta passagem fala que esse cara só cortava o cabelo uma vez por ano, o que para alguns já seria uma contravenção. E ele só fazia isso uma vez por ano. Interessante que ninguém o chamava de gay por isso. Será que era porque ele era filho do rei? Acho que não!

O texto mais utilizado por quem defende que homem tem que ter cabelo curto e mulher cabelo comprido é o de I Coríntios 11.2-16. O texto começa falando de tradições e trata de um tema peculiar à igreja de Corinto. Verificando o vs. 4 lemos: “Todo o homem que ora ou profetiza, tendo a cabeça coberta, desonra sua própria cabeça.” Ora, Paulo era judeu e sabia que os judeus não aceitam que se ore de cabeça descoberta, isso é tradição entre os judeus até hoje. Os judeus usam um chapéu ou o kippot, que é um tipo de boina, pra orar. Porém, em Corinto isso era desonroso pra um homem. Portanto, para um homem coríntio não ficava bem nem mesmo ter cabelo comprido, devido a essa cultura (v. 14). Quanto à mulher, o vs. 5 fala: “Toda mulher, porém, que ora ou profetiza com a cabeça sem véu desonra a sua própria cabeça, porque é como se tivesse rapada”. Isto é, a mulher coríntia tinha como desonroso não ter um véu sobre a cabeça, pois, segundo a cultura do lugar, a mulher que não tinha um véu sobre a cabeça era prostituta; nesse caso, era preferível rapar-se do que andar ou orar descoberta (v. 6). Esse tipo de atitude tinha também uma relação simbólica de submissão à autoridade na sociedade dos coríntios, isso é perceptível a partir do versículo 7. Porém, o versículo 16 deixa bem clara a questão de que é algo peculiar à igreja de Corinto quando diz: “Contudo, se alguém quer ser contencioso, saiba que nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus.” É, parece que Paulo tava prevendo o futuro.

Lendo I Timóteo 2.9,10 temos a impressão de que a mulher não deve usar jóias, vestidos caros ou frisos no cabelo. Mas será isso mesmo que Paulo falou? Vamos ler o texto com atenção: “Da mesma sorte, que as mulheres, em traje decente, se ataviem com modéstia e bom senso, não com cabeleira frisada e com ouro, ou pérolas, ou vestiário dispendioso, porém com boas obras (como é próprio às mulheres que professam ser piedosas).” Paulo deixou claro que as mulheres cristãs deveriam se vestir com modéstia e bom senso, ao invés de ficarem preocupadas com vestidos caros, jóias ou uma cabeleira bonita, pois isso é realmente secundário; as boas obras, que revelam a verdadeira natureza de santidade e novidade de vida é que deviam ser priorizadas. Aqui não há base para proibir as mulheres de enfeitarem seus cabelos.

Em I Pedro 3.1-7, o apóstolo fala sobre o modelo de vida exemplar de uma mulher cristã que deseja ganhar o seu marido ainda não-convertido. No versículo 3 ele fala: “Não seja o adorno da esposa o que é exterior, como frisado de cabelo, adereços de ouro, aparato de vestuário;” e no versículo 4 completa: “seja, porém, o homem interior do coração, unido ao incorruptível trajo de um espírito manso e tranquilo, que é de grande valor diante de Deus.” Mais uma vez não nenhuma proibição de se enfeitar o cabelo ou cortar.

Aliás, nenhum texto bíblico embasa esse tipo de proibição, que não passa de tradição humana e não pode ser motivo de colocar mais um fardo em cima do povo de Deus.

Mas, ainda não acabou! A gente já deu umas leves pinceladas sobre o vestuário por aqui, mas vamos nos aprofundar no assunto no próximo post! Fique ligado!

Boa noite! Paz extrema! God bless you!!!

Autor: Amauri Menezes, Metal Missionary.

2 Respostas

  1. Richard Melo - Servo de CRISTO

    é JESUS ESTÁ VOLTANDO, o povo está cada dia mais cego, o Espirito do Senhor clama santidade ó igreja, te convencça do pecado e deixa o fogo purificar ! Irmão precisamos aceitar a cor de nossos olhos, de nosso cabelo, de nossa boca, afinal foi o TODO-PODEROSO Q NOS FEZ, fez cada um diferente do outro, imagina todos de cabelos pretos? todos de cabelos louros? ou olhos azuis?? Deus sabe oq faz, Ele fez cada um de uma maneira, precisamos aceitar a maneira q ele fez nossa aparencia, se não daqui a pouco, vai chegar um tempo em q a igreja vai querer colocar um batom azul(tanto homem e mulher qal é o problema afinal ? se for pensar da maneira q vcs pensam) estarao colocndo cabelo roxos, unhas verdes. e oq q tem ?? FAÇA MIL FAVORES, VAMOS ORAR JEJUAR, LER A PALAVRA E PRICIPALMENTE ESTAR EM CONTATO COM O CRIADOR DOS CÉUS E DA TERRA Á TODO MOMENTO.ELE É DEUS E CONTINUA REQUERENDO SANTIDADE DO POVO DELE ! OUÇA A VOZ DO ESPIRITO DE DEUS E VERÁS OQ É CERTO E ERRADO , APENAS ABRA TEU CORAÇÃO

    30/11/2011 às 18:07

  2. Porém, pois, portanto são palavrasm explicativas, geralmente vc coloca na frase para explicar alguma coisa, e geralmente estas palavras vêm com vírgula, mais depois da palavra. Porém, (hehe) para todo caso existe uma exceção, e esta dai com certeza é uma. É uma frase correta. E ali vc não está explicando que é intensa, vc está afirmando, já saiu da regra, então não tem problema.

    29/09/2012 às 11:27

Deixe um comentário