Living The Life Without Labels

Usos e costumes- Parte 4: Que tipo de roupa o cristão deve usar?

roupas

Gostaria de salientar aqui que tudo isso que eu venho postando não é um assunto primordial. Todavia, como todo cristão deseja agradar a Deus em todos os aspectos de sua vida, essa questão também precisa ser abordada.

As perguntas mais frequentes relacionadas ao uso de roupas são: Uma mulher pode usar calças compridas? E blusas sem mangas? Quais os limites no vestuário feminino? E os homens podem ou não usar bermudas? E camisetas regata? Como se trajar para uma praia ou piscina?

Bíblia na mão e vamos ver o que ela nos diz!

Deuteronômio 22.5 diz: “A mulher não usará roupa de homem, nem o homem, veste peculiar à mulher; porque qualquer que faz tais coisas é abominável ao Senhor, teu Deus.” Deus determinou para o seu povo que as mulheres não deveriam utilizar os atavios de um homem e os homens não deviam vestir-se como mulheres. Foi posto ali um princípio de distinção entre os sexos, e apesar desses símbolos variarem com o passar dos tempos e de cultura para cultura, esse princípio continua de pé. As violações da ordem da criação, tal como o homossexualismo e a bestialidade são biblicamente considerados como abominação. Uma mulher pode usar calças compridas sem medo nenhum, até porque existem calças femininas e masculinas, o que não pode é uma mulher usar uma calça masculina e vice-versa.

Há também no versículo 11 um outro mandamento: “Não te vestirás de estofos de lã e linho juntamente.” Primeiro, existia a possibilidade desses dois materiais encolherem desigualmente, o que significa que não seriam bem lavados. Ou, simplesmente Deus queria que o povo de Israel lembrasse de que eles deveriam ser um povo puro. De qualquer forma, vemos aqui o cuidado especial que Deus tem com o Seu povo. Porém, devemos lembrar que Deus estava falando, nesse caso, especificamente para o povo de Israel. Esse texto faz parte da lei cerimonial. Mas ficam para nós hoje os princípios de pureza estabelecidos por Deus.

Em Eclesiastes 9.8 lemos: “Em todo o tempo sejam alvas as tuas vestes, e jamais falte o óleo sobre a tua cabeça.” Bom, antes eu quero deixar bem claro que esse texto não determina nenhum tipo de cor de roupa que devemos usar, como alguns podem pensar. Sim, eu conheço uma determinada denominação que fala que seus membros não podem usar preto e vermelho. Manos, pelo amor de Deus!, vamos zelar pela Palavra como ela é. Chega de invenções! Santidade não é somente aquela que é exteriorizada, santidade começa lá no nosso interior, no espírito! O texto de Eclesiastes tá falando de pureza e santidade no espírito, são as nossas vestes espirituais que precisam estar brancas.

Mas, prossigamos! Salmo 45.13 , 14 fala que as roupas da filha do Rei são recamadas de ouro e seu vestido é todo bordado. Roupas caríssimas que parecem contrastar com o que Paulo diz em 1Timóteo 2.9,10 e Pedro reitera na sua primeira epístola 3.3. Mas, lendo atentamente os textos percebemos que ambos os apóstolos estavam falando que, antes das mulheres se preocuparem com o que vestir ou usar, elas devem se dedicar às boas obras e se preocupar muito mais com o seu viver espiritual dentro da vontade de Deus.

Se não fosse assim Mardoqueu não teria aceitado, como homem de Deus que ele era, sair da presença do rei com veste real azul-celeste e branco, uma grande coroa de ouro e um manto belíssimo  de linho fino e púrpura, quando foi honrado pelo rei  Assuero (cf. Ester 8.15). Nem mesmo Daniel se vestiria de púrpura quando revelou a sentença de Deus sobre o rei Belsazar; se bem que de primeira ele recusou, pois não estava ali para comercializar com o dom que Deus lhe havia confiado, mas depois Belsazar o quis honrar (cf. Dn. 5.17, 29).

Como sempre o que conta ao escolher o que vestir é o bom senso. Cada um precisa ter bem definido em sua mente o que é certo e o que é errado, o que convém e o que não convém. Afinal, somos guiados pelo Espírito e pela Palavra de Deus.

Mulher, use livremente sua calça comprida, sua blusa sem mangas; homem, seja livre também para usar sua bermuda, sua camiseta; quando for a praia ou a piscina, vistam-se decentemente. Evitem sempre a sensualidade, a provocação sexual e o erotismo. No mais, se a tua consciência não te acusa, fique na paz. Seja puro diante de Deus e da sociedade.

Mas, o tema ‘Usos e cosumes’ ainda não se esgotou. Na próxima, tratarei um assunto mais voltado para os homens: barba. O que pode e o que não pode?

É… ainda temos muito o que conversar! Por enquanto é só! Inté!

Paz extrema!!! God bless you!!!

Autor: Amauri Menezes, Metal Missionary.

Anúncios

12 Respostas

  1. carlos

    gostei muito da esplicação de roupas ,,mas ainda não xeguei a conclusão qria saber mas ,,se pode entra em comntato ou retorna o email,,por muitas igrejas so permitem roupas socias e muitas são liberadas tods os tipos de roupas,,mas são tudo vaidade ,,,,mesmo terno e gravata e tambem como roupa de estili alternativo de rock ou etc…….espero suas sua resposta para que possa me apronfundar mas sobre isso ,,,q Deus nos guie sempre

    04/03/2010 às 23:41

  2. Bianca Lima

    Porque falar da roupas quando existem coisas muito mais importantes, como a guarda de todos os mandamentos de Deus como a guarda do sábado por exemplo.

    14/03/2010 às 19:01

    • Oi, Bianca! Tudo na paz, amiga? Taí uma boa ideia pra postar aqui no blog Jesus, Vida & Rock’n Roll. Vc acaba de dar uma excelente sugestão. Em breve, tratarei desse assunto aqui no blog, se Deus quiser. Falaremos sobre a prática da Lei de Deus nos dias atuais. Assim, poderemos falar sobre a guarda do sábado e outros assuntos relacionados. Deus te abençoe e obrigado pela dica! Paz!!!!

      14/03/2010 às 23:18

  3. la lal a lala

    chato

    03/05/2010 às 18:53

  4. luana

    quero ser rockeira de verdade

    14/09/2010 às 15:48

  5. bruno

    respeito “sua´´ opinião, mas deixo registrado que todos nós devemos ler e meditar na biblia, como a própria palavra nos orienta, para chegarmos a um intendimento próprio, e não sermos influenciados, como muitos fazem, devemos ler a palavra quantas vezes for necessário, ai sim descobriremos o que é certo, e o que é errado, e o que devemos fazer para alcançar a salvação.

    02/01/2012 às 21:33

  6. divina oliveira

    bom acho que o crente tem que ser diferent do mundo pois ela e ele e aluz do mundo tem que ser diferent nao igual o mundo temos que ser sal mais cada um e cada um nao podemos ser motivo de escandalos como muitos temos que ser decentes em tudo ameee ;;;;

    11/02/2012 às 16:16

  7. Daniel Ferreira

    Irmão Amauri Menezes, o texto por você escrito teve boa consistência, conseguindo passar aos leitores à luz da palavra de Deus sua opinião. DISCORDO porém, quando ao final da argumentação é usada as seguintes palavras: “No mais, se a tua consciência não te acusa, fique na paz”. PERGUNTO: um ‘cristão’ que perdeu o Espirito Santo e/ou o temor a Deus terá a consciência acusada, acaso peque contra Deus? Provavelmente não. Portanto não é inteligente, neste caso, agir a partir da consciência. Devemos ter princípios cristãos e, a partir deles julgar nossas ações.

    28/05/2012 às 17:09

    • Paz extrema, irmão Daniel! Primeiro, gostaria de salientar que o texto é dirigido para cristãos verdadeiros e sinceros, mas que tem dúvidas com respeito aos usos e costumes em relação a roupas, e não um texto para crentes que por algum motivo deixaram o Primeiro Amor e se desviaram, perdendo assim a direção do Espírito Santo! Segundo, quando eu falo do uso da consciência me remeto ao que o apóstolo São Paulo falou: Os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os; Romanos 2:15 E acrescento: Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos. Colossenses 3.15
      Todo o texto que expressa não só minha opinião, mas o que a Bíblia diz, está embasado em princípios cristãos. Senão estou aberto a refutações, desde que baseadas nas Escrituras. Deus te abençoe, meu irmão!
      No amor de Cristo: Amauri Menezes.

      28/05/2012 às 19:39

  8. Crente pode ir , pra praia,shopping,cinema,estadio?

    Por que algumas igrejas fazem suas doutrinas? eu acho que Deus não olha pra vestimentas de ninguém e sim pro seu coraçao.

    11/09/2012 às 16:56

    • Gabriel Motta

      Querido irmão, apenas quero dizer uma palavra. Deus não vem arrebentar coração, ele vem arrebatar uma igreja(homens e mulheres) santa , zelosos e de boa obra, sem mácula.

      05/07/2016 às 12:46

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s