Living The Life Without Labels

Símbolos do Cristianismo – Parte 2: Animais

Outro símbolo cristão, que remonta aos começos da religião. é o Ichthys ou peixe estilizado (a palavra Ichthys significa peixe em grego, sendo também um acrônimo de Iesus Christus Theou Yicus Soter, “Jesus Cristo filho de Deus Salvador”), hoje sempre visto no protestantismo.

O desenho de um peixe tornou-se símbolo dos primeiros cristãos que, em tempos de perseguição, o usavam como sinal secreto da fé. E para um cristão saber se uma outra pessoa era irmão na fé, desenhava um arco na areia. Se a outra pessoa era cristã, desenhava o arco ao contrário, formando assim, o desenho de um peixe.

Agnus Dei: É uma expressão latina que significa “Cordeiro de Deus”, cujo desenho aparece em diversas formas. Quando aparece de pé firmando uma bandeira, representa o Cristo ressuscitado que triunfou sobre a morte. Parado de pé com uma cruz e sangrando de um corte de um lado, representa o sofrimento e a morte de nosso Senhor. Sentado sobre um livro com sete selos, representa o julgamento final, quando Cristo retornará em glória. Este é um símbolo rico em significados. João Batista proclamou a Jesus como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Jo 1.29). No Apocalipse, Jesus é mencionado como Cordeiro (Ap. 5:11). Quando Abraão, por ordem de Deus, foi sacrificar seu filho Isaque, Deus providenciou um carneiro como substituto de Isaque. Este carneiro serviu como um tipo de Cristo (Gen. 22.1-19).

Águia: A águia tem um rico e histórico símbolo. Fala-se que, periodicamente a águia renova suas plumagens e sua beleza, voando em direção ao sol e depois mergulhando num lago ou numa fonte de água. Com base nisso, a águia tornou-se um símbolo da ressurreição. O fato dela voar para o alto, também tronou-se um símbolo da ascensão de Cristo. As águias também representam os cristãos que foram batizados, morreram e ressuscitaram em Cristo. Ela é também um símbolo do evangelista São João pois ele deu testemunho de ter subido em vida ao céu e ter visto a natureza divina de Jesus. (Os símbolos para os quatro evangelistas são derivados da visão de Ezequiel dos quatro seres viventes: rostos de águia, de Leão, de homem e de boi.) Ez. 1.10; Is. 40:31

Boi alado: O boi é um símbolo de força, serviço e paciência. Na arte renascentista ele foi usado para representar a nação de Israel. O boi alado é um símbolo de São Lucas pelo fato de Lucas relatar em detalhes a morte sacrificial de Cristo. Visto que o boi era um animal usado para o sacrifício, o sacrifício de Cristo está relacionado ao do boi. Mt. 11.28-30

Borboleta: A borboleta é um símbolo da Ressurreição. A bela borboleta que surge da crisálida aparentemente sem vida e da asquerosa lagarta, lembra a passagem da morte para a vida e a nova vida em Cristo.

Cabrito: O cabrito normalmente representa aqueles que são condenados no último julgamento. Este sentido vem do texto do grande julgamento registrado em Mateus. Desta forma ele representa as forças demoníacas. Mt 25. 31-33.

Carneiro: O carneiro é um símbolo de Cristo tomado do Antigo Testamento. Ele representa Cristo porque é o guia do rebanho e também porque o carneiro é uma animal sacrificial, que nos lembra o sacrifício de Jesus na cruz por nossos pecados. Este aspecto do carneiro foi prefigurado na história de Abraão e Isaque em Gênesis 22.1-18.

Cisne: O cisne geralmente é um símbolo da hipocrisia pois, debaixo da sua bonita plumagem branca está escondida sua carne escura, imprópria para o consumo.

Colméia: A colméia é um símbolo recente, que representa a igreja cristã. Numa colméia de abelhas podemos notar todas trabalhando em conjunto, porém com diferentes tarefas. A igreja cristã, o corpo de Cristo é edificado por muitos cristãos com seus diferentes dons espirituais.

Concha: A concha (no estilo de marisco) com três gotas de água, geralmente é um símbolo do batismo, especialmente do batismo de Cristo. As três gotas nos lembram a Trindade – Pai, Filho e Espírito Santo – em quem os cristãos são batizados. A concha sem as gotas, pode ser usada como símbolo da peregrinação, e de santos que fizeram longas viagem pelo mar(como São Tiago). Mt 28.19, 20

Corso: O corso ou o cervo é um símbolo da piedade, da devoção e da segurança dos cuidados de Deus. Sl. 42.1; Sl 18:33

Fênix: Há uma fábula antiga que diz que esta linda ave, que vive no deserto da Arábia, vive em torno de quinhentos anos, depois faz seu ninho no fogo e é consumida pelas chamas. Após três dias, o fênix renasce das próprias cinzas e, restaurada sua juventude, vive outros quinhentos anos. Os cristãos primitivos viam neste relato um símbolo da ressurreição. São Clemente relatou esta história no primeiro século em sua primeira carta aos Coríntios. O fênix foi usado para simbolizar primeiro a ressurreição de um modo em geral, e depois gradualmente veio a significar a Ressurreição de Cristo.

Galo: Um galo cantando nos lembra Pedro negando a Jesus. Desta forma, ele é um símbolo da infidelidade diante de perigos ou perseguições. Pelo fato de cantar de madrugada o galo também pode ser usado como símbolo da vigilância na fé. Mt. 26.33-34

Golfinho: O golfinho é comum na arte cristã. Pelo fato dos golfinhos serem vistos nadando ao lado de navios, eles se tornaram um símbolo para representar Cristo, que guia os crentes ao céu. Neste sentido o golfinho normalmente aparece junto com uma âncora ou um barco. Os golfinhos também são usados para lembrar a história de Jonas. Neste caso são símbolos da Ressurreição.

Leão: No livro de Apocalipse Jesus é chamado de Leão de Judá. Por isso o leão é um símbolo de Cristo. Um leão alado é um símbolo de São Marcos, o Evangelista, por causa da sua clara proclamação da ressurreição de Jesus. O leão, rei dos animais, é uma expressão de força. A ressurreição de Jesus mostra seu poder sobre seus inimigos. Por isso Jesus é associado ao leão. Por outro lado, o leão pode também representar a traição e toda maldade do diabo. Ap 5.4-5; 1 Pd 5.8

Pavão: O pavão é usado no simbolismo cristão como sinal da imortalidade. Este simbolismo tem origem no mito de que a carne do pavão não degrada após a morte. Além disso, o pavão caminha de maneira altiva e, vaidosamente abre suas penas, o que faz dele um símbolo da vaidade humana.

Três peixes: Três peixes representam Jesus como membro da Trindade.

Peixes e pães: Cinco pães e dois peixes nos lembram o milagre da multiplicação dos pães e peixes com os quais Jesus alimentou uma multidão de cinco mil pessoas. Por isso eles representam todos os milagres com os quais Jesus providenciou alimento Jesus. Eles também lembram Jesus o pão da vida. Mt. 14.17-21; Jo 6:35

Pelicano Piedoso: A figura do pelicano piedoso é baseado no fato de que, em tempos de fome, a mãe pelicano arranca suas penas do peito e alimenta seus filhotes com o próprio sangue. Esta figura, é amplamente usada para representar o sacrifício expiatório de Cristo. Pois Cristo voluntariamente derramou seu sangue para nos dar perdão e salvação.

Pomba: A pomba é um símbolo do Espírito Santo, que provém da história do batismo de Jesus, onde o Espírito Santo desceu sobre ele em forma de pomba. A aureola com três raios que circunda a cabeça da pomba identifica o Espírito Santo como membro da Trindade. Uma pomba sem a aureola é apenas um símbolo da paz. Mt. 3.16

Sete Pombas: As sete pombas em volta de um círculo e que contém as letras “SS” (do Latim: Spiritu Sancti,) representam os sete dons Espírito Santo mostradas em Ap. 5.12 e Is 11.2,3.

Serpente: Uma serpente enrolada em uma árvore frutífera é um símbolo de Satanás, que é tirado da história da queda em pecado, relatada no livro de Gênesis. Gn. 2.8,9;15-17; Gn. 3:1

Serpente de bronze: A serpente de bronze é uma das mais importantes figuras de Cristo do Antigo Testamento. Jesus reconheceu em si mesmo esta simbologia quando disse, “E do modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado” Jo 3. 14 Nm. 21.4-9

Outros símbolos do cristianismo primitivo, por vezes ainda utilizados, eram o Alfa e o Ómega (primeira e última letras do alfabeto grego, em referência ao fato de Cristo ser o princípio e o fim de todas as coisas), a âncora (representando a salvação da alma chegada ao bom porto) e o “Bom Pastor”, a representação de Cristo como um pastor com as suas ovelhas.

Na foto acima, O Bom Pastor, mausoléu de Galla Placidia, Ravena, Itália. Início do século V d.C..

Nos próximos posts da série Símbolos do Cristianismo, trarei figuras, objetos, números, cores, escudos, objetos, formas escritas e outros. Aguardem!

Pesquisa de Amauri Menezes, Metal Missionary.

Fontes: Wikipedia e IELB.org.

13 Respostas

  1. léia

    olá achei muito interessante esses simbolos..mais keria k vc tambem colocase os anticristos aquelas coisas ocultas que existem q ninguem consegue saber o q é,mais convivems diariamente com elas!! bj obg

    20/04/2011 às 17:38

    • Amiga Léia, aos poucos vamos tratando esses assuntos aqui no nosso blog! Espero que vc esteja sempre nos acompanhando pra ficar inteirada! Paz e graça!

      03/05/2011 às 18:34

  2. Mayara

    Olá… gostaria muito de fazer uma tatoo de uma fenix, mas quero ser lucida quanto aos seus significados… será q existe algum tipo de simbologia oculta nessa ave tao maravilhosa??!?!

    04/08/2011 às 01:51

    • Olá , Mayara! É claro que a fênix tem diferentes simbologias em cada cultura e religião, mas o que importa é que vc faça sua tatuagem com a referência do que essa ave lendária simboliza para nós cristãos. Ok!? Paz extrema, amiga!

      16/08/2011 às 19:15

  3. porque simbolo da nova era?

    29/03/2012 às 08:16

  4. Susana

    olá o panda tem símbologia cristã ?

    03/04/2013 às 19:25

    • Olha, Susana! Até onde sei o panda não tem nada de simbologia no cristianismo!

      08/04/2013 às 15:57

      • susana

        obrigada

        16/04/2013 às 18:23

  5. muito chato ta coisa mais boba

    15/10/2013 às 10:14

  6. Republicou isso em O Peregrino.

    27/03/2015 às 18:38

  7. Mariluci soares pereira

    olá sou da area de saúde e o simbolo é uma cobra ganhei um pingentinho e não sei se posso usar, oque a serpente significa?

    08/04/2016 às 13:37

    • Paz, Mariluci! A serpente, na Bíblia, simboliza satanás, o diabo (conforme Apocalipse 12.9). O símbolo da medicina é representado pelo Bastão de Asclépio (ou Esculápio), o qual consiste em um bastão, varinha ou haste com uma cobra entrelaçada.
      Na mitologia grega antiga Asclépio é o deus da cicatrização, ou da própria medicina. O Centauro Quíron teria ensinado-lhe essa ciência, o qual se destacando rapidamente sobressaiu em relação ao seu mestre.
      Sua capacidade de curar era tão notável que ganhou a reputação de ressuscitar doentes, o que procedia do fato de saber dosar perfeitamente as misturas do sangue de Górgona (de um dos seus lados benéfico e do outro venenoso).
      Dada a capacidade de trocar de pele, a cobra constante no símbolo representa o renascimento, bem como a fertilidade. Ela traz uma simbologia complexa, uma vez que representa, ainda, a morte e destruição em oposição à vida e a ressurreição ou a cicatrização em oposição ao veneno.
      O bastão, por sua vez, como um símbolo de autoridade, representa o poder divino, a quem, apesar dos esforços e habilidades médicas, cabe decidir sobre a vida ou a morte de alguém.
      Assim, Zeus – deus dos deuses e deus do reino dos espíritos – não aceitou o fato de Asclépio ressuscitar pacientes, levando-os embora do seu reino, por isso, mata o deus da medicina demostrando a sua autoridade.

      Fonte: http://www.dicionariodesimbolos.com.br/simbolo-medicina/

      08/04/2016 às 14:25

Deixe um comentário