Living The Life Without Labels

Tom & Jerry eram racistas, adverte a Amazon

tom

Publicado no estadão

Tom & Jerry, o gato e o rato famosos dos desenhos animados, estão sendo apresentados como politicamente incorretos por serem racistas.

O anúncio oficial sobre as atitudes preconceituosas da dupla foi feito pela Amazon Prime Instant Video, serviço de venda de vídeos online da gigante de Jeff Bezos. Na resenha da série criada por William Hanna e Joseph Barbera em 1940, a Amazon adverte que o desenho “pode conter manifestações de preconceito étnico”.

A vítima das atitudes incorretas de Tom & Jerry é a empregada negra que aparece em vários desenhos, sempre se defendendo com vassouradas dos personagens.

A advertência da Amazon veio em resposta a críticas antigas sobre o racismo da dupla, mas é a primeira vez que o tema é reconhecido oficialmente por uma empresa responsável pela distribuição da série.

Segundo a Amazon, os desenhos “podem descrever comportamentos preconceituosos étnicos e raciais que antigamente eram comuns na sociedade americana”. Ao longo dos anos, algumas cenas consideradas ofensivas pelos padrões atuais foram editadas ou removidas.

A segregação racial, de fato, era predominante em muitos estados dos Estados Unidos na época em que os desenhos foram ao ar. Segundo o jornal Independent, alguns acadêmicos argumentam que é injusto julgar Tom & Jerry com base em padrões modernos de comportamento.

Os ataques do gato e do rato à personagem ‘Mammy Two Shoes’, como era chamada a empregada doméstica que sempre é mostrada apenas do pescoço para baixo, recebeu muitas críticas ao longo das últimas décadas, mas para o sociólogo Frank Furedi, professor de Sociologia da Universidade de Kent, o alerta da Amazon soa como uma ‘falsa piedade inútil’. Ele também condena a censura às cenas de preconceito como “um atentado à história e à cultura”.

“Estão lendo a história do passado com base nos valores atuais”, disse ele em entrevista à BBC.Os personagens também receberam críticas porque apareciam fumando em algumas cenas, o que hoje seria incorreto, ainda mais em um programa infantil.

Steve Abrahart, professor de animação na Universidade De Montfort, em Leicester, declarou que as crianças de hoje não ficam chocados com cenas incorretas de desenhos animados antigos pois são capazes de entender as mudanças históricas.

O canal infantil Boomerang editou episódios nos quais Tom e Jerry apareciam fumando para atrair uma gatinha. A série original com mais de cem episódios foi produzida até 1957 e ganhou sete Oscars. O Amazon Prime Instant Video, serviço de vídeo sob demanda do grupo de Jeff Bezos, está disponível nos Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha.

Confira o vídeo.

Via: Pavablog

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s