Living The Life Without Labels

Pato Donald completa 80 anos hoje

pato_donald-jpg

Donald Fauntleroy Duck, ou simplesmente Pato Donald aqui no Brasil, completa 80 anos nesta segunda-feira. Foi criado em 1934 pela Walt Disney, consagrando-se como um dos personagens mais célebres e duradouros da companhia, ao lado de Mickey Mouse. Nas décadas seguintes, os cartunistas Carl Barks e Don Rosa ajudaram a expandir a “família Pato”, desenvolvendo uma complexa árvore genealógica que se estende até os tempos medievais. Conheça os principais integrantes da família.

Pato Donald

O principal integrante da família Pato, Donald foi criado em 1934, e é conhecido pela voz rouca e por ser facilmente irritável. Filho de Hortênsia e Patoso, é um dos personagens mais populares da Disney, tendo aparecido em mais filmes do que o Mickey Mouse.

Tio Patinhaspatinhas

Tio (por parte de mãe) do Pato Donald. Originalmente criado – em 1947, pelo cartunista Carl Barks – para ser o antagonista do próprio sobrinho, mas, ao ganhar uma enorme popularidade com o passar do tempo, tornou-se um herói e aventureiro. No desenho original, tem sotaque escocês, e é lembrado em todo o mundo pela grande fortuna.

Gastão

gastao

O primo preguiçoso e sortudo do Pato Donald. Sem ambições (em oposição ao seu tio Patinhas), Gastão é um rival duplo do primeiro: ambos disputam o amor de Margarida e a herança do Tio Patinhas.

Huguinho, Zezinho e Luisinho

huguinhotrio

Os trigêmeos são filhos de Dumbela Pato (irmã gêmea de Donald, que, portanto, é tio do trio). Até hoje não se sabe quem é o pai.

Vovó Donalda

vovodonalda

Avó de Pato Donald e Gastão. Segundo o cartunista Don Rosa (sucessor de Carl Barks), a matriarca da família nasceu em 1855. Casou-se com Tomás Reco, com quem teve três filhos: Patoso (pai do Donald), Patolfo (pai do Peninha) e Patrícia (mãe do Gastão). É bondosa e considerada uma excelente cozinheira.

Contramestre Donaldo

pintail

Está na raiz da árvore genealógica da família. Ele e o amigo Imediato P.A. Tinhas enterraram um tesouro de batatas para o Capitão Falcão Leal. Ele se afogou após alguns dias e reencarnou, muitos anos depois, na pele do Pato Donald.

Peninha

peninha

Inspirado no movimento beat, o personagem usa sempre um gorro porque um escritor de autoajuda o convenceu que uma cabeça aquecida é saudável. Nas histórias da Disney, já teve várias profissões, mas na maioria das vezes é identificado como repórter do jornal “A patada”, que pertence ao Tio Patinhas.

Zeca Pato

zecapato

Irmão de Peninha e primo distante do Pato Donald. Surgiu em 1962, na história “Troncos e galhos de família”, de Carl Barks.

Chico Mac Patinhas

chico.jpg

Um personagem obscuro, criado para preencher e dar sentido à árvore genealógica da família Pato. É avô do Tio Patinhas, e apareceu apenas em uma história. Sabe-se, no entanto, que ele era mineiro, foi casado com Maria Patilha e teve três filhos: Capitão Patico, Nicolau Patusco e Fergus Mac Patinhas (pai do Tio Patinhas).

Sir Eider Mcduck

sir

Um dos ancestrais do Pato Donald. Viveu na era medieval. Nasceu na Escócia, em 880, e está na origem do clã McDuck. No ano 945, o castelo em que se encontrava foi invadido por anglo-saxões. Mal pagos, seus soldados fugiram, deixando Sir Eider sozinho para lutar contra os invasores. Acabou morrendo, e foi enterrado no cemitério da família, enquanto sua armadura foi colocada num dos corredores do castelo.

Fonte: O Globo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s