Living The Life Without Labels

Por que rockstars têm menor expectativa de vida?

jimi-hendrix-8150_1

A última rockstar – no sentido conceitual da palavra, não literal – a nos deixar precocemente foi Amy Winehouse. A lista é longa: Kurt Cobain, Janis Joplin, Jimi Hendrix, Jim Morrison. Você já sabe o que as mortes deles têm em comum, né? Todos se foram com 27 anos e isso é motivo pra uma série de teoria conspiratórias dessas que a gente acaba perdendo horas pra ler na internet. Uma equipe de cientistas britânicos, no entanto, resolveu ir mais longe e pesquisar se é só coincidência ou se existe, de fato, algo por trás do Clube dos 27.

A conclusão: se você planeja viver bastante, fuja da carreira musical. E se ainda assim quiser, tenha uma banda, porque artistas solo tem duas vezes mais chances de morrer jovem do que membros de banda, de acordo com o estudo.

A pesquisa catalogou e examinou a vida de 1.489 músicos de rock, pop, punk e hip-hop em um período de 50 anos. Nesse período, 9,2% dos músicos analisados morreram e cerca de 39% dessas mortes foram causadas por fatores relacionados a violência ou consumo de drogas ou álcool.

Em seguida, o estudo comparou a duração média da vida desses músicos com a duração média da vida de uma pessoa comum com características parecidas. Por exemplo: a morte de Elvis Presley foi comparada a expectativa de vida de homens brancos, americanos, nascidos no mesmo ano que ele. E o resultado observado  é que rockstars tinham só 87,6% de chances de estarem vivos que pessoas da mesma idade e etnia, a taxa de sobrevivência mais baixa entre todos os grupos identificados no estudo.

Informações de domínio público permitiram aos cientistas identificar que morte por overdose de drogas ou álcool era, de longe, a causa mais comum. Outra correlação com morte precoce é o registro de situações de abuso físico ou psicológico na infância.

(via PolicyMic e Wall Street Journal)

 

Fonte: Galileu

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s