Living The Life Without Labels

Opinião: a polêmica Flashman, Maskman e Dairanger em Power Ranger

Por Igor Yoozen

Pra você que pode estar um pouco desligado do “universo tokusatsu”, vou explicar essa polêmica: recentemente num episódio da nova série Power Ranger Super Megaforce, que é copiado inspirado em Gokaiger, os rangers, como de costume, estão lutando e se transformando em rangers antigos (como acontece em Gokaiger). Só que, numa dessas cenas, eles viram Dairanger, Maskman e Flashman, o que é bem estranho, visto que essas três séries nunca foram adaptadas ao universo Power Ranger.

Fãs furiosos repetiram a pergunta: porque fizeste essa merda, Saban? Eu não sei ao certo o dia que o episódio citado foi ao ar, mas a cena é a seguinte: http://www.youtube.com/embed/BcsXnyf3qCY

O episódio foi bem criticado, xingando e humilhado por muitos tokufãs, com argumentos mais ou menos assim:

– Que lixo! Esses Super Sentais nunca viraram Power Rangers, não faz sentido em tal universo.

– Essa merda vai confundir as crianças, elas vão pensar que esses rangers são exclusividade dos piratas.

– Lixo lixo! Power Ranger estraga tudo, estragou Gokaiger e agora vai estragar Flashman…

-Saban só faz merda, já basta estragar os de Zyuranger pra frente, agora tem que foder com os clássicos?

-NÃO PODE FAZER ISSO!!! ELES NUNCA VIRARAM POWER RANGERS!

Como eu disse no título desse texto, eu vou dar a minha opinião, que é um pouco diferente de todas essas acima. Claro que essa foi a minha opinião de primeira, mas… de tanto ler em fóruns e sites, eu adquiri um pensamento diferente desses e vou compartilhar aqui com vocês.

Antes de tudo, vamos um pouco para explicações básicas.

Para quem não sabe, em 2011 os Super Sentais comemoraram 35 anos de vida e a Toei fez uma série em homenagem a todos esse 35 anos de história, criando Kaizoku Sentai Gokaiger. A série era sobre piratas espaciais que procuram pelo maior tesouro do universo. Episódio por episódio, os piratas vão procurando o tesouro na terra e pra isso precisam conhecer e herdar o poder de todos os antigos Super Sentais, de Goranger (1975) a Goseiger (2010).

A série tem vários capítulos especializados em um sentai e, às vezes, um ator que interpretou algum ranger aparece como participação especial, explicando e dando um espírito do seu sentai para os heróis piratas. Assim, Gokaiger ganhou o espírito (e os poderes) de todos os Super Sentais no decorrer de sua trajetória.

gokaiger01-1024x576

Fora isso, tem a história própria de Gokaiger que é sensacional. Além do que, os piratas podem se transformar em qualquer membro e adquirem, é claro, suas habilidades. Vale ressaltar também que a narrativa dos episódios com participação especial faz total sentido na trama e… Várias outras coisas fazem de Gokaiger o sentai mais épico e diria perfeito de todos os tempos!!!

Claro que, uma série japonesa tão perfeita assim, quando virasse Power Ranger, causaria a ira de muitos fãs, né? E foi exatamente o que aconteceu em relação à versão americana dos piratas quando se transformaram em rangers que nunca foram adaptados. Mas eu não sei se você perceberam que na divulgação desses novos Power Rangers, algo estava de errado. E… bem, olhem uma das imagens de divulgação aí:

Keyart_Final_newLineup-1024x576

E aí?! Notaram algum erro? Não?! Tá, eu falo. O erro é exatamente esse aqui, ó:

Ninja-Sentai-Kakuranger

Sim, amigos! Na imagem promocional a Saban colocou “Power Ranger 20″ como se fossem 20 anos de Power Rangers, mas.. eles não tem 20 Reds pra fazer parte desse período, lembrando que, no começo, a primeira temporada que era baseada em Zyuranger, durou três anos, comendo e poupando assim Dairanger e Kakuranger de adaptações.

Porém, para parecer bonitinho que tem 20 Reds ali, colocaram dois Rangers Samurai, um de saia, outro não e o KakuRed… Mesmo ele nunca tendo virado ranger. Em outras imagens a Ranger Samurai com saia foi substituída pelo Ranger Branco, o que é bem melhor colocado!!! Mas isso não vem ao caso.

Tá, grande coisa, né? Pode ter sido erro de um estagiário… Aí eu já vi que a parada não ia ser 100% as mil maravilhas e ia acontecer alguma coisa no caminho, e… eu estava certo, como você pôde ver no vídeo. E, por falar no vídeo, vamos voltar ao assunto principal do texto, né?! Desculpa pela enrolação, mas pra quem caiu de pára quedas aqui é bom estar informado.

Eu acho que a Saban tendo não cortado as cenas de luta que no original tem esquadrões antigos, foi meio que um tiro no pé para a própria empresa. Eu sei que é difícil, mas suponhamos que exista um telespectador que só conhece Power Rangers e goste realmente daquilo, tipo eu quando pequeno, e quando vê aquela cena fica vidrado na “ranger amarelo nova” e na “ranger rosa nova”.

Aí, vai no Google pesquisar e descobre que aquelas duas rangers, são na verdade de um Super Sentai de 1987 e 1986 (respectivamente) e nisso ele conhece e entra de cabeça no mundo das séries japonesas e deixa os Power Rangers de lado, que foi exatamente o que eu fiz quando conheci os Super Sentais. Já deu pra entender né?

Comando-Estelar-Flashman

Mas aí pode ter gente dizendo que todo mundo hoje em dia já conhece e não ia ser preciso disso pra conhecerem. Porém, ainda assim, essa cena continua sendo um tiro no pé da empresa, sabe porque?! Como todos sabemos, Flashman e Maskman não foram adaptados para Power Rangers e eles terem aparecido no episódio com uma explicação de “novos rangers, novos poderes” é a prova de que a Saban está em desespero pra vender brinquedo e conseguir audiência, a ponto de estragar completamente a linha do tempo e o universo da franquia norte americana, criados ao longo de todos esses anos.

Agora você me pergunta: “Audiência? Como isso pode ser um desespero por audiência? Eu que nunca mais vou ver essa merda!!!” Calma, jovem, você não acha que toda essa confusão, briga e discórdia na internet por causa desse episódio não é bom pra empresa???? Quanto mais falação, mais audiência, é como diz o ditado “Falem bem ou mal, mas falem de mim!”

Acho que é isso, a minha opinião sobre o assunto é bem essa e… bem, não reclamem totalmente disso né, amigos?! Afinal, finalmente vão ser comercializados artigos relacionados a Flashman aqui em terras tupiniquins!

Se você não gosta dos Power Rangers terem zoando os Gokaigers… Simplesmente NÃO ASSISTA. Essa adaptação ridícula de um sentai pra um power ranger é feita a anos já, basta ignorar e continuar vendo a versão original em japonês, embora dói quando alguém pergunta “Isso ai é Power Rangers?”.

Somos tokufãs, aprendemos a conviver com isso. Gambatte!!!

**Para conhecer mais sobre o Igor Yoozen, acesse o Blog Raciocínio Diferente e siga o Twitter @Yoozen e ouça o Opnicast!

 

Fonte: Senpuu

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s