Living The Life Without Labels

SBT pede para fãs se despedirem de Chaves em especial póstumo

DANILO MEJIAS/SBT

DANILO MEJIAS/SBT

 

O SBT está pronto para fazer uma homenagem ao criador de Chaves, Roberto Gómez Bolaños. A emissora preparou um programa com momentos de sua vida, imagens da série mexicana e depoimentos de fãs. O especial deverá ir ao ar somente após a morte do comediante de 85 anos, que tem problemas respiratórios e de locomoção.

A homenagem póstuma começou a ser produzida pelo jornalismo do SBT no final de 2013. Repórteres convenceram fãs do Chaves a se despedirem de Bolaños, dando depoimentos como se ele já estivesse morto. Para alguns admiradores, contudo, a equipe do SBT não falou que a gravação seria para o obituário do comediante. Uma fonte do jornalismo da emissora respondeu ao Notícias da TV quando o especial irá ao ar: “Tem que esperar o homem morrer, não é?”.

Oficialmente, o SBT informa que não há nenhum especial sobre o Chaves programado para ir ao ar. A emissora não confirma se a homenagem irá ao ar somente após a morte de Roberto Gómez Bolaños.

 

Na última quarta-feira (30), o jornal mexicano Diario Basta! noticiou que Roberto Gómez Bolaños estaria muito grave de saúde. Segundo a publicação, pessoas próximas ao escritor ouviram dos médicos que “não há esperança alguma de recuperação”.

O filho do escritor, Roberto Gómez Fernández, informou nesta sexta-feira (2) pelo Twitter que seu pai está “bem de saúde, muito tranquilo ao nível do mar”. O próprio Bolaños respondeu ao seu filho na rede social: “Não só estou tranquilo, estou feliz com Gra [Graciela], minha filha mais velha, que está de visita em casa”. 

Aos 85 anos, Bolaños está desde novembro de 2013 na cama. Com problemas respiratórios decorrentes de 40 anos de cigarro e dificuldades para se locomover (ele usa andador e cadeira de rodas), o comediante vive em Cancún, cidade litorânea do México. Para não prejudicar seus pulmões, ele não vai à capital, Cidade do México, que fica a 2.400 metros acima do nível do mar.

Em 2012, ele voltou à Cidade do México para receber uma homenagem da Televisa pelos 40 anos do Chaves, mas passou mal e teve que deixar o programa antes do fim. Embora esteja doente, Bolaños mantém contato com seus fãs pelo Twitter e escreve um livro sobre futebol, com o curioso título de Adeus Amigo.

SBT e Televisa

Prestes a completar 30 anos de exibição, o SBT ainda guarda episódios inéditos de Chaves, Chapolin e Chespirito. Pelo menos 39 histórias registradas pela emissora na Ancine (Agência Nacional de Cinema), em janeiro, foram engavetados. Além disso, mais de 40 dos 59 episódios semelhantes (com mesma história dos exibidos normalmente), que estrearam em 2012, estão fora do ar.

 

Segundo o Fã-Clube Chespirito Brasil, maior grupo de fãs de Chaves na internet, o arquivamento de episódios estaria prejudicando a Televisa, interessada em vender as histórias na TV por assinatura (a série estreará ainda no primeiro semestre no canal pago TBS) e na internet (YouTube e Netflix).

O presidente do fã-clube, Eduardo Gouvêa, afirma ter mantido contato com uma fonte da rede mexicana que revelou que o SBT tem prioridade na exibição dos episódios inéditos e, enquanto a emissora não colocar no ar, a Televisa não poderá distribuí-los para outros meios.

“Se não fosse por esse acordo, os episódios poderiam ter sido distribuídos para o Cartoon Network em 2010, que chegou a pedir novos episódios em 2011 e a Televisa não pode ceder, e já poderiam estar no Netflix e no YouTube”, declara o presidente do Fã-Clube Chespirito Brasil.

Procurados, SBT e Televisa não se pronunciaram até a conclusão deste texto.

 

 

Fonte: Notícias da TV

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s