Living The Life Without Labels

Rachel Sheherazade. Uns amam, outros odeiam!

sheherazade

A jornalista Rachel Sheherazade ficou famosa pelas suas fortes opiniões. A ousadia da paraibana de opiniões conservadoras a fez sair do jornal de uma afiliada do SBT para conquistar o público nacional com o SBT Brasil. Desde um discurso defendendo Justin Bieber à denúncia de incitação ao ódio, é impossível negar que ela conseguiu provocar.

Veja as maiores polêmicas de Rachel Sheherazade:

Adote um bandido

A sua fala mais famosa foi quando já estava no SBT Brasil. Ao comentar o caso de um homem que foi linchado preso a um poste, defendeu os agressores, justificando a violência, criticando o Estado. Nas redes sociais, causou revolta.

Veja o discurso completo:

— O marginalzinho amarrado ao poste era tão inocente que, ao invés de prestar queixa contra os agressores, preferiu fugir antes que acabasse preso. É que a ficha do sujeito está mais suja do que pau de galinheiro. Em um país que ostenta incríveis 26 assassinatos a cada 100 mil habitantes, que arquiva mais de 80% inquéritos de homicídio e sofre de violência endêmica, a atitude dos vingadores até que é compreensível. O Estado é omisso, a polícia desmoralizada, a justiça é falha. O que resta ao cidadão de bem que, ainda por cima, foi desarmado? Se defender, claro. O contra-ataque aos bandidos é o que eu chamo de legítima defesa coletiva de uma sociedade sem Estado contra um estado de violência sem limite. E, aos defensores dos direitos humanos que se apiedaram do marginalzinho preso ao poste, eu lanço uma campanha: faça um favor ao Brasil, adote um bandido!

A consequência foi grave. Segundo o Diário de São Paulo, ela poderia ter sido indiciada por incitação ao crime. Ivan Valente, representante do PSOL, falou com a publicação.

— O MP precisa tomar uma providência. Ela pode ser indiciada por crime de incitamento de violência. Ela é contraditória. Outro dia, ela defendeu um cidadão canadense. Aquele cantor, o Justin Bieber.

Carnaval

Em 2011, quando ainda era apresentadora da afiliada do SBT na Paraíba, Sheherazade expressou a sua opinião sobre o Carnaval, criticando duramente a festa. Foi com este discurso que chamou a atenção de Silvio Santos.

— Alguém já parou para calcular o quanto o Estado gasta para socorrer vítimas de acidentes causados por foliões embriagados? Quanto o poder público desembolsa com procedimentos de curetagem que muitas jovens se submetem depois de um Carnaval sem proteção e resultou em uma gravidez indesejada? — dizia um trecho da fala.

Papa no Brasil e ateus

Quando o pontífice marcou a sua vinda para o Brasil, Rachel resolveu cutucar os ateus. Ela disse, em um de seus comentários, que eles não sabiam o que estavam falando. Além disso, os criticou duramente, deixando claro com frases como “eles esquecem que o cristianismo é uma escolha pessoal” e “sem Deus eles não existiriam”, que não os tolera.

Amiga do Justin Bieber

Tomando as dores do astro, ela relembrou as polêmicas de Justin, mas o defendeu. “Atire a primeira pedra quem foi um rebelde sem causa”, disse a jornalista, que ainda contou que os médicos explicam o comportamento. No final, pediu: “Peguem leve com o Justin”.

Silvio Santos a manda ficar calada 

Com tanta polêmica, o patrão resolveu cortá-la e, por meio de sua assessoria de imprensa, informou que os comentários em seus telejornais serão feitos unicamente pelo jornalismo da emissora em forma editorial. De acordo com o canal, a medida tem como objetivo preservar a imagem da âncora e do também jornalista Joseval Peixoto, que seguem no comando do SBT Brasil.

Fãs 

Mesmo assim, ela tem alguns admiradores. Sônia Abraão já declarou que apoia a jornalista em entrevista ao R7.

— Olha, eu gosto da Raquel. Eu gosto de gente que tem opinião e tem coragem de expor. Eu posso não concordar com a opinião dela, mas é aquela coisa do Voltaire, eu vou defender até a morte o direito dela dizer aquilo que pensa. Isso é fundamental. É assim que a gente olha para uma verdadeira cara do nosso País, porque vivemos num país de esquizofrênico.

Datena, César Filho e o político Major Olimpo, também já declararam apoio à moça.

Inimigos 

Porém, não são todos que gostam das opiniões fortes da moça. O jornalista Ricardo Boechat, nesta segunda-feira (5), no Jornal da Band, comentou o caso de linchamento de uma mulher no Guarujá por causa de boatos espalhados pela internet alfinetou Sheherazade.

— Esse crime aí, minha gente, tem tanta responsabilidade o autor do boato espalhado pela internet, que assinou como Guarujá Alerta, quanto as pessoas que, mesmo em emissoras de televisão, estimulam a cultura da justiça com as próprias mãos.

O Vlogger Felipe Neto publicou, nesta quarta-feira (7), um texto falando sobre Direitos Humanos em seu Facebook. No Twitter completou, falando que se tratava de jornalistas como Rachel Sheherazade.

— Obviamente já estou sendo muito xingado pelo texto… É muito difícil falar sobre esse assunto com uma população que curte Sheherazade.

Mônica Iozzi também já se manifestou na redes sobre a jornalista.

— Por Deus todo poderoso, quem é essa IMBECIL REACIONÁRIA que apresenta o Jornal do SBT??!!!! #Medo

Ricardo Boechat

O jornalista Ricardo Boechat, âncora do Jornal da Band, não vê espaço para Rachel Sheherazade na bancada do jornalístico. Para o apresentador, o atual formato do telejornal não comporta duas opiniões divergentes na mesma bancada. Ele não se opõe à contratação da apresentadora do SBT pela Band, mas diz que não consegue vislumbrar duas opiniões tão divergentes, como a dele e a de Sheherazade, no atual formato do telejornal.

“Se eu dividiria a bancada com alguém cujas opiniões eventualmente conflitassem com as minhas? Depende do modelo do jornal. Espaço para opinião no Jornal da Band claro que tem, mas espaço para divergência, discussão, debate, o modelo atual teria que ser repaginado para essa finalidade”, afirma Boechat ao Notícias da TV.

Ricardo Boechat criticou a opinião de Rachel Sheherazade no SBT Brasil, que em fevereiro considerou “compreensível” um grupo de “justiceiros” terem amarrado um suposto assaltante de 16 anos a um poste, no Rio de Janeiro. Em entrevista ao Pânico na Band, ele declarou que o comentário da concorrente do SBT era uma “bosta”.

Na última segunda-feira (5), o âncora da Band afirmou que “pessoas em emissoras de TV que estimulam a justiça com as próprias mãos” têm tanta responsabilidade quanto o autor do crime, referindo-se ao boato circulado na internet que incentivou pessoas a lincharem e matarem por engano uma mulher acusada de sequestrar crianças para praticar magia negra.

Ao Notícias da TV, Boechat diz que não deu indireta a Sheherazade: “Acho risível que se estreite a minha leitura dos fatos a um recado. Não preciso mandar recado para ninguém. Se eu tiver interesse em dizer algo sobre alguém, seja lá o que for, eu direi”.

O jornalista, entretanto, afirma que Sheherazade, como formadora de opinião, não alertou para os riscos de se fazer “justiça com as próprias mãos”: “Ela, ainda que não possa ser incluída no grupo de executores, não está no grupo dos que advertiram sobre esse risco, alertaram para o fato de que isso é o retrocesso da espécie humana aos níveis mais primários e bestiais”.

Embora discorde de Sheherazade, Ricardo Boechat prefere evitar o confronto direto com a jornalista do SBT. “Não quero falar especificamente sobre a Sheherazade, porque seria dar a essa discussão a ideia de que eu estou estabelecendo uma comunicação direta com esta senhora. Não é o caso, não me propus a isso”, explica.

Conforme antecipou o Notícias da TV, a Band está muito próxima de tirar Rachel Sheherazade do SBT, que a proibiu de emitir opinião nos telejornais após desconforto do governo. A ideia da emissora é que a jornalista divida a bancada do Jornal da Band com Ticiana Villas Boas e Boechat, que afirma que ela seria bem-vinda à nova casa com qualquer outra pessoa que somasse conteúdo ao telejornal.

“Seriam bem-vindos a Sheherazade, o papa, o Felipão, quem quer que possa somar para ter um jornal que se identifique mais. Como qualquer outra emissora, a Band quer audiência, público, e se conceber um modelo que os incorpore, maravilha”, declara Boechat.

 

Sheherezade deve continuar no SBT

Segundo informações da Folha UOL,  a jornalista deve continuar no SBT mesmo depois de a Band manifestar seu interesse em seu passe. Nos bastidores da emissora do Sílvio Santos, o comentário é que a jornalista deverá voltar a soltar suas opiniões polêmicas no ar em breve.

 

Fontes: Notícias da TV, F5 e R7

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s