Living The Life Without Labels

Dossiê Marvel “Capitão América” – Como Bucky Barnes virou o Soldado Invernal

O Soldado Invernal - e seu braço biônico - dos quadrinhos

O Soldado Invernal – e seu braço biônico – dos quadrinhos

 

Quando fez a primeira versão do visual do Capitão América, em 1940, o desenhista Joe Simon colocou ao lado um jovem parceiro mascarado que batizou de Bucky, em homenagem a um amigo. Mal sabia ele que acabaria dando margem para algumas das mais ambiciosas histórias do Capitão – bem como algumas das piores também. Uma das boas é que dá o tom de “Capitão América: O Soldado Invernal”. Mas quem, afinal, é ele?

Nos filmes da Marvel, James Buchanan `Bucky` Barnes é interpretado por Sebastian Stan, aparecendo originalmente em “Capitão América: O Primeiro Vingador”. Ele é amigo de infância de Steve Rogers, o Capitão América, e o primeiro a se alistar. Depois do Capitão passar pelo processo do soro do supersoldado, eles se reúnem para formar o Comando Selvagem, um grupo de soldados de várias nacionalidades que se especializam em desmantelar laboratórios da HIDRA, o braço místico-científico que está sob o comando do Caveira Vermelha.

Bucky Barnes em "Capitão América - O Primeiro Vingador"

Bucky Barnes em “Capitão América – O Primeiro Vingador”

 

No meio do filme, Bucky é dado como morto em uma missão e, no final, o mesmo acontece com o Capitão. Mas nenhum dos dois morreu de verdade e, no caso do primeiro, ele é resgatado pela HIDRA, que o submete a uma série de procedimentos – inclusive a substituição do seu braço direito por um mecânico -, que o transformam no Soldado Invernal. O processo o deixa insano e, de tempos em tempos, ele precisa ser congelado para poder se estabilizar emocionalmente. Até que volta a se encontrar com o Capitão, que é a exata história do próximo filme.

Mas nos quadrinhos o papo é outro. Bucky – o primeiro Bucky, pelo menos – é um garoto que acaba adotado por um quartel quando seu pai, um soldado, morre em combate. Quando pega o Capitão América se trocando – sua identidade como Steve Rogers era secreta nessa época -, o chantageia para não revelar o segredo. O Capitão acaba o `adotando` como protegido e o treinando em combate, e levando em missões junto dos Invasores (contava com o Tocha Humana original, que era um androide, e Namor, o príncipe submarino). Bucky, por fim, se torna o líder dos Young Allies, uma turma de ajudantes jovens.

O Soldado Invernal em toda sua glória

O Soldado Invernal em toda sua glória

 

Ainda nos quadrinhos, em uma missão para derrotar o Barão Zemo, tanto Bucky quanto o Capitão são dados como desaparecidos. Nesse meio tempo, vários outros `Buckys`, coisa que os filmes, sabiamente, souberam ignorar, assumiram a função. O mais famoso deles foi Jack Monroe, que acaba se tornando o Nômade, um personagem até que interessante. Mais ou menos como no cinema, o Bucky dos quadrinhos se torna o Soldado Invernal e trabalha ao longo do Século XX como um assassino, sendo congelado entre as missões, o que justifica seu não-envelhecimento.

Em algum momento, Bucky substitui o próprio Capitão América, conseguindo `domar` o escudo com o uso de seu braço biônico. Ainda assim, ele é mais brutal do que Rogers, carregando uma pistola e uma faca, que usa sem muita discriminação. Mas ele sente o peso do manto do ideal encarnado pelo herói e não demora até voltar a se tornar o Soldado Invernal, buscando corrigir erros do seu passado.

Sebastian Stan tem contrato para uma série de aparições no Universo Marvel, o que quer dizer que o Soldado Invernal deverá voltar em breve. Mas como aliado ou inimigo do Capitão América, isso é outro papo.

Luiz Gustavo Vilela

Luiz Gustavo Vilela

Luiz fez jornalismo para trabalhar com cultura, em suas diversas manifestações. Hoje escreve mais sobre cinema, mas gosta de dar pitacos em várias outras áreas, como física quântica e antropologia aplicada.

 

Fonte: POP

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s