Living The Life Without Labels

O que é o inferno? (Parte 2)

inferno

Creio que o texto que melhor define essa separação entre sheol ou hades, Gehena e Tártaro seja o de Lucas 16.19-31, que conta a história do rico e Lázaro. Ali Jesus diz que o justo Lázaro, ao morrer, foi levado pelos anjos ao seio de Abraão, que é o paraíso que Jesus prometeu ao ladrão que estaria ali com Ele naquele mesmo dia.

(Alguns confundem o paraíso ou seio de Abraão com céu, que é o lugar do trono de Deus. O que acontece é que, antes de Jesus morrer crucificado, o hades, que é o inferno, o abismo e o seio de Abraão estavam na mesma dimensão espiritual. Quando Jesus morreu, Ele transportou o paraíso para diante do trono de Deus. Isso tudo fica subentendido quando lemos Ef. 4.8-10 harmonizado com Ap. 7.9-17.)

Já o rico que havia sido injusto, ao morrer, foi sepultado, o texto nos leva a entender que ele foi para o hades e, lá no inferno, se achava em tormentos. Quando ele pede para que Lázaro molhe a ponta dos dedos para lhe refrescar a língua, Abraão lhe explica o motivo de ele estar naquele lugar e fala que havia um grande abismo entre eles que não poderia ser atravessado. Ou seja, quem estava no inferno não podia passar pro abismo, nem pro seio de Abraão; quem estava no no abismo também não tinhha acesso aos outros dois lugares, o que dá a entender que os demônios não ficam no inferno; e quem estava no seio de Abraão também não tinha acesso aos outros dois.

Ainda sobre o abismo, foi pra lá que satanás foi precipitado quando expulso do céu (Is. 14.15). A dimensão para onde ele foi lançado é chamada de reino dos mortos.

Então, deixamos claro que o inferno não é o destino final dos ímpios, mas um lugar de tormentos onde eles ficarão temporariamente depois da morte. O destino final dos ímpios é o lago de fogo, que também é o destino final do diabo, seus anjos, da morte e do inferno. Outra, os demônios não estão no inferno, o lugar deles é o abismo, onde estão presos, aguardando o juízo final. Mas não todos, pois muitos, inclusive o diabo, estão à solta, agindo, andando ao nosso derredor, buscando quem possam tragar para matar, roubar e destruir.

Graças a Deus, que nos livrou dessa terrível condenação e nos deu a vida eterna com Ele, através de Seu Filho Jesus! Amém.

Texto de Amauri Menezes, Metal Missionary.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s