Living The Life Without Labels

Além dos 12: O ministério apostólico hoje

78317351

 

 

O apostolado não ficou restrito aos doze apóstolos de Jesus. Além de Pedro e cia. houveram outros apóstolos que levaram o Evangelho e, até nos dias de hoje, o ministério apostólico está em voga. A Bíblia fala de Paulo, Barnabé, Tiago, irmão de Jesus e traz evidências  de que houveram outros, além de indicar que o ministério apostólico prosseguiria enquanto existisse Igreja.

Matias foi escolhido para substituir Judas, ou seja, ele completou a escola dos doze; por isso, ele precisava ter acompanhado todo o tempo que o Senhor Jesus andou aqui na terra, começando do batismo de João, até o dia em que foi levado às alturas. Esses requisitos eram necessários para a escolha de Matias, pois ele faria parte da escola dos doze (cf. At. 1.21,22).

Os requisitos aplicados à escolha de Matias não podem ser aplicados, por exemplo, a Paulo. O apóstolo que a si mesmo chamou de abortivo, foi chamado pelo próprio Jesus, mas não acompanhou Sua trajetória ministerial, menos ainda a ascensão de Cristo.

Quando Paulo estava em Antioquia, ele exercia o ministério de profeta e mestre, juntamente com Barnabé. Ali os dois foram chamados ao apostolado (cf. At. 13.1-3). Eles são chamados de apóstolos claramente em Atos 14.14 (v. 1Co. 9.5,6).

Quando os apóstolos se reuniram em Jerusalém para resolver como seria levado o Evangelho aos gentios, eles reuniram-se juntamente com os presbíteros. Tiago, irmão do Senhor Jesus, estava entre os apóstolos e foi ele quem deu a palavra final sobre o assunto. Outra evidência de que ele, Tiago, era apóstolo está em Gl. 1.18,19.

Então, está confirmado pelas Escrituras que os apóstolos não foram apenas doze. E até os dias atuais deve existir o ministério apostólico na Igreja.

Os apóstolos de hoje continuam debaixo de diretrizes, as quais se submeteram os primeiros apóstolos. Eles devem ser comissionados por Jesus (cf. Mc. 3.14; Gl. 1.1), testemunhar a ressurreição de Cristo (cf. At. 1.22), ter poder de realizar milagres, ratificando a mensagem do evangelho (cf. 2Co. 12.12). Devem ser chamados pela graça (Rm. 15.15), precisam ter um coração de pai (1Co. 4.15); os apóstolos são cooperadores de Cristo na lavoura de Deus (1Co. 3.9), e é responsável para preparar novos obreiros (2Tm 2.2).

 

Texto de Amauri Menezes, Metal Missionary.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s