Living The Life Without Labels

Capitão América caiu no Enem

  • Capa da revista do personagem foi usada como tema de questão do Enem 2012
  • Pergunta exigia que candidatos contextualizassem atuação do herói na 2ª Guerra
  • Quem já lia suas histórias em quadrinhos conseguiria responder com maior facilidade

 

No meio do questionário, havia uma capa. Uma capa do primeiro número de “Captain America”, de março de 1941, revista que marcava a estreia do super-herói estadunidense.

Setenta e um anos depois, a imagem do Capitão América dando um expressivo soco no líder nazista Adolf Hitler (1889-1945) foi usada no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

A prova foi aplicada neste fim de semana. Os organizadores da prova apresentaram uma resenha do filme do personagem, “O Primeiro Vingador”, exibido em 2011.

Depois, perguntaram a quem o herói e os Estados Unidos lutavam. A resposta correta era a que fazia menção aos “regimes totalitários, na Segunda Guerra Mundial”.

***

Para responder à questão, os estudantes deveriam ler as imagens da capa. A saída para assinalar a alternativa correta estava na identificação de Hitler e das suásticas presentes.

As demais alternativas sugeriam conflitos situados em outras épocas históricas: Primeira Guerra Mundial, Guerra Fria, Guerra do Vietnã, respostas aos ataques do 11 de Setembro.

Essa contextualização é familiar a quem já acompanha as aventuras do super-herói da editora norte-americana Marvel Comics, independentemente do que era visto na capa.

Fato raro: ler quadrinhos de super-heróis ou assistir ao filme do personagem teriam ajudado os estudantes a responder à questão com mais facilidade.

***

Outra raridade é ter uma capa de revista de super-heróis usada como texto de questão. O Enem, até então, usava apenas charges e tiras nos enunciados de seus testes.

O uso desses dois gêneros dos quadrinhos tem sido frequente no histórico da prova. É comum aparecer, todos os anos, mais de uma pergunta pautada em produções assim.

No exame deste ano, houve uso de três charges e de três tiras, uma delas de Laerte.

O Enem tem sido usado nos últimos anos não mais como uma forma de avaliação do ensino médio, mas como um vestibular para acesso a vagas de universidades federais.

 

Fonte: Blog dos Quadrinhos.

Anúncios

2 Respostas

  1. Somebody necessarily assist to make seriously posts I’d state. That is the very first time I frequented your web page and to this point? I surprised with the research you made to create this particular put up extraordinary. Fantastic job!

    06/11/2012 às 03:48

  2. thanks for a great post and interesting comments. i found this post while surfing the web. thanks for sharing this article.

    20/11/2012 às 13:11

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s