Living The Life Without Labels

Usos e costumes- Parte 5: “Pelas barbas do profeta!”

kaka-barba

Todo homem que se preza gosta de zelar pela aparência. E a barba é um dos elementos essenciais na estética masculina. Os tipos e gostos variam muito: Há os que gostam da cara lisinha (a famosa bundinha de neném), outros curtem um pelo cerradinho, outros uma barba volumosa, alguns usam apenas o bigode (que também tem vários tipos), há também aqueles que como eu gostam de um belo cavanhaque.

Mas existem alguns evangélicos que dizem ser contraproducente um cristão que não se barbeia, e que o máximo que se pode usar é um bigode, nada mais. Ou a cara lisa, ou somente um bigode! Base bíblica pra isso, please!(?)

Bem, a gente sabe que algumas religões e seitas por aí, valorizam o uso de uma barba bem volumosa, tanto que os mais fundamentalistas chegam até mesmo a matar aqueles que ousam se barbear. Não preciso nomear bois, certo?

Mas vamos ver o que nosso Manual de Fé e Prática fala a respeito do assunto!

Vamos começar por Levítico 19.27: “Não cortareis o cabelo em redondo, nem danificareis as extremidades da barba.” O 21.5 fala: “Não farão calva na sua cabeça e não cortarão as extremidades da barba, nem ferirão a sua carne.” O primeiro texto é generalizado para a nação de Israel, o segundo específico para os sacerdotes. Ambos fazem parte da lei cerimonial e não são, nem de longe, reiterados por Jesus ou pelos apóstolos. Mas quem quiser ficar barbudo fique à vontade! O texto diz que não se deve sequer cortar as extremidades da barba, ou seja, “Longa vida à barba!”. Porém, o versículo 19.24 de 2Samuel dá a entender que só quem se preocupava em cumprir o mandamento era o sacerdote, pois Mefibosete, fiho de Saul que estava sob os cuidados de Davi, espontava, ou seja, aparava a barba. A barba do sacerdote era tão valorizada que o salmista Davi cita a de Arão no Salmo 133.2.

A ultima alusão bíblica quanto à barba está em Isaías 7.20, que diz: “Naquele dia, rapar-te-á o Senhor com uma navalha alugada doutro lado do rio, a saber, por meio do rei da Assíria, a cabeça e os cabelos das vergonhas e tirará também a barba.” Olha que o texto mostra claramente a vergonha que era pra um homem daquele tempo ter sua barba rapada! Cara lisa nem pensar! Depois disso em nenhuma outra parte da Bíblia, nem no Novo Testamento, se encontra outra referência à barba.

Resumindo, não há na Bíblia, regras para os cristãos quanto ao uso da barba. Mas uma vez recomendo o bom senso e a imprescíndivel higiene no cuidado da sua barba. Ande sempre com sua barba, ou bigode, ou cavanhaque arrumadinhos e bem tratados. Ou se preferir ande de cara lisa. Só não mude seu barbear por causa de pressões externas. Leve em conta também que há profissões que exigem que o homem esteja sempre barbeado. Então, resta ter em mente bem definido o que se quer, e andar em equilíbrio diante de Deus e dos homens.

No próximo post, falarei de um assunto ainda mais polêmico quando se trata de Usos e Costumes, tatuagens. 😮

Vai ferver, hein?!

Paz extrema a todos! God bless!!!

Autor: Amauri Menezes, Metal Missionary.

Anúncios

7 Respostas

  1. eu não uso barba e bigode,e por reverencia a deus e au nosso senhor jesus cristo,,porq quando o rei farao mandou buscar o prisionero jose do egito o filio de jaco au sair das marmora ele banhou barbiou e trocou suas vestes par apresentar.a. um rei corupito e nos como devemos nos colocar adiante do nosso rei dos reis jesus cristo o nos senhor e sauvador[geneses;41,ver 14] e de qualquer maneira ele e santo dos santos e quei o serve tem que ser santo porque aquele que nus chamou e sonta e sem a santficasção ja mais veras a deus [hebreus] 12 ver 14

    12/10/2009 às 19:53

    • O que dizer então de Arão, sumo sacerdote que entrava no Santo dos Santos no tabernáculo e era proibido por Deus de aparar a ponta da barba? Será que ela não era santo?

      12/10/2009 às 20:20

  2. Andre Zolla

    Hi

    Não ando o tempo todo barbudo… mas nesse exato momento estou já há umas 3 semanas sem fazer a barba… e dai ?!
    Deus continua me usando como ministro de Louvor da mesma forma… no domingo, usou um servo para confirmar uma benção que espero e luto p/ alcançar… e o Espirito Santo não me acusa… santidade não se mede por coisas corruptiveis e passageiras… (do pó viemos e ao pó voltaremos… lembra ?!) eu poderia estar de barba feita… cabelo cortado… ouvir somente corinho de fogo e andar somente de terno (até na praia. rsrs), se meu interior estiver podre isso não me salvará… sendo assim, o q é mais importante ?! Uma mulher pede água para Jesus em João 4 , e Cristo nos dá a resposta !!
    Não entendo por que tamanha cegueira de alguns cristãos acerca desse assunto ?! Sinceramente… não entendo !!
    Não saber os fatos é ignorância… mas ignorar os fatos é burrice !

    In God

    Shalom

    01/12/2009 às 15:00

    • bruno

      lembre-se que Deus usa quem Ele quer, com todo repeito Deus usou até uma jumenta, mas nem vc com estas afirmações, nem quem veste capa, ou seja se disfarça de crente estão certos! medite mais na palavra e verá!

      02/01/2012 às 21:50

  3. Giovani

    Vejam este versículo;

    Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.
    2 Coríntios 3:18

    13/11/2013 às 08:30

    • Uma palavra no contexto do que era no Antigo Testamento e do que é no Novo Testamento. Não tem nada a ver com o uso da barba!

      13/11/2013 às 14:50

  4. Thiago Servo, Pr.

    Muitos não sabem, mas a barba possui benefícios para a saúde. D_us criou todos os mínimos detalhes do corpo humano com um propósito específico bem definido, inclusive em se tratando de saúde, a final D_us é a própria Sabedoria em Essência.

    Segundo informações: A barba pode reduzir as chances de infecções bacterianas. (Adeus, acne!) As barbas podem ser uma camada extra de proteção contra infecções. As bactérias existem naturalmente na pele, mas o ato de se barbear pode criar aberturas que permitem a entrada delas no organismo, causando acne e pelos encravados.

    POR EXEMPLO:

    RESUMIDAMENTE: 1) A barba pode proteger seu rosto dos raios do sol. 2) A barba pode te esquentar no inverno. 3) A barba pode evitar problemas de garganta. 4) A barba pode ajudar quem tem asma.

    OU SEJA: A conclusão não é fruto dos Los Hermanos ou de um grupo medíocre de motoqueiros californianos. É coisa séria. Quem prova os benefícios da barba são os pesquisadores da Universidade de Southern Queensland, na Austrália.

    Manequins ficaram expostos ao sol – metade com um bela barba feita a partir de planta, enquanto os outros continuaram de “rosto liso” –, e mediram a quantidade de radiação absorvida por eles. O resultado mostrou que os “barbados” receberam quase 35% menos de exposição aos raios UV.

    Além de proteger a bochecha e o queixo dos raios UV, o bigode serve como uma barreira natural contra bactérias contidas na poeira que causam asma. Há ainda a possibilidade de inflamações na garganta durarem menos tempo, também por conta dos benditos pelos faciais.

    Para finalizar, a barba ainda é capaz de manter a pele do seu rosto mais jovem, já que ele fica protegida do vento e permanece hidratada.

    25/05/2017 às 01:53

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s