Living The Life Without Labels

Símbolos do Cristianismo – Parte 4: Símbolos gráficos

Alfa e Ômega: Alfa e ômega são a primeira e a última letras do alfabeto grego. Jesus diz que ele é o alfa e o ômega. As duas letras expressam a natureza eterna de Cristo. (Ap 1:8)

Ecce Agnus Dei: Expressão em língua latina que significa “eis o Cordeiro de Deus”. Esta frase foi dita por João Batista ao avistar a Jesus enquanto estava batizando do outro lado do Jordão. Ela é usada para marcar a Epifania, ou seja, a manifestação de Jesus como o Messias. Jo 1.29-31

IHC: É um monograma sagrado formado pelas três primeiras letras do nome Jesus em língua grega (IHCOYC). Quando nestas e noutras figuras do nome de Jesus aparece uma linha horizontal sobre o nome, indica que é uma abreviatura.

IHCOYC: Este é o nome de Jesus em língua grega. Ele pode ser escrito usando o alfabeto Romano por cima e o grego por baixo.

IHS: É um outro monograma sagrado do nome de Jesus.

INRI: Estas são as letras iniciais da frase latina “Iesus Nazarenus Rex Iudaeorum” – Jesus Nazareno, Rei do Judeus, que Pilatos ordenou colocar sobre a cruz de Jesus. Jo. 19:19-20

IX: Este é um monograma antigo, raramente visto nas igrejas de hoje. Ele é formado por duas letras gregas. A letra “I”, primeira letra do nome Jesus (IHCOYC), e o “X”, a primeira letra no nome Cristo (XPICTOC).

Pax: Pax é o termo em latim para “paz” que está muitas vezes associado com a história do Natal.

XP: Pronuncia-se Qui rho. É um dos mais antigos monogramas sagrados de Cristo. É composto pela duas primeiras letras da palavra “Cristo” em língua grega. Os Cristãos primitivos o usavam como um sinal secreto da sua fé. O Qui Rho tem várias formas, como por exemplo uma cruz ou um cajado na letra “P”. O cajado lembra que Jesus é o bom pastor. Jo 10.11

O monograma Chi Rho tem sido estilizado de diversas maneiras no transcorrer dos séculos.  Às vezes, outros símbolos são acrescentado ao monograma para destacar determinado atributo de Jesus Cristo.

A parte debaixo do “p” forma um dos braços do “x”.  Desta forma, a imagem da cruz logo é evocada.

Nesse estilo comum, o “x” é sobreposto ao “p”.

Neste formato, o “p” é estilizado a fim de parecer com um cajado, para lembrar que Jesus é o Bom Pastor (João 10)

O “n” entrelaçado significa evoca “nike”, para grega que significa “conquistador”.

Este chi rho aparece com o Alfa e o Ômega, a primeira e a última letra do alfabeto.  Em Apocalipse 22.13 vê-se que, simbolicamente, o Alfa e Ômega são o começo e o fim, o eterno.

Este estilo incorpora a cruz-âncora.  A âncora representa a esperança que está em Cristo.

Neste estilo, o “p” é um os braços do “x”.  O til é o símbolo para abreviação.

XPICTOC: É o nome grego de Cristo. Ele pode ser escrito usando o alfabeto romano por cima ou o alfabeto grego por baixo.

Fonte: IELB.org

About these ads

11 Respostas

  1. Oiee! Também me atrasei em vir por aqui, rs.
    Deus continue te abençoando imensamente!

    Abraço.

    18/04/2010 às 16:51

    • Mayane Monteiro dos Santos

      eu tbmmmm….rsrs…Deus te abençõe!
      creia na vitória, não desvie as palavras de Deus, nem pr a direita, nem para a esquerda, antes coloque-as em seu coração, medite nela dia e noite, pregue o evangelho, busca mais o Senhor, pq Ele está muito próximo, e está fazendo a peneirinha, só os escolhidos, os seus irá…não deixe a porta da graça se fechar, busque enquanto se pode achar, antes que o ladrão venha…Deus tem o melhor pr vc!!!
      Deus abençõe sua vida ricamente!

      01/07/2010 às 11:03

  2. está repreendido toda a malldisão do satanais

    05/08/2010 às 16:00

    • ?Hein???????????

      05/08/2010 às 17:28

      • P/ AMAURI

        > está repreendido toda a malldisão do satanais
        .
        Qual parte que voce não entendeu Amauri?
        Vou ser mais claro:
        Todos os anjos de Satanas estão amarrados em o nome de Jesus Cristo para sempre, e com o poder de Jesus eu os envios para o limbo.
        Amém.

        16/09/2010 às 09:17

      • A parte que eu não entendi foi o fato de vc ter escrito isso nesse post! Mas… tudo bem!

        16/09/2010 às 18:32

  3. Eu e Deus

    francamente

    21/11/2010 às 20:40

  4. Por Amor, Anjo Caido

    Acredito que a sabedoria é mais uma ferramenta que pode ser utilizada para infinitos duais fins, sendo responsabilidade de quem porta essas informações. Sendo assim, devo comentar às contradiçoes de minha forma de vida que dignifica Cristo aos evolutivos humanos.
    Antes, meus parabens a Mayane na sua forma amavel e preocupada com o bem estar dos demais que propoe em poucas linha.
    Aos demais, poucos em número mas observavel grande falha.
    1° Deus não repreende, nao castiga, não julga, nao atormenta, nao mata, nao faz nada mais que te amar. Como o amor repreende, se não, como ele te guia a ser propria imagem e semelhança? Pensem.
    2° Não se utiliza a força evocada de seu amor por Cristo no intuito de produzir tristeza, dor, sofrimento que foram expostas pelo “p\ Amauri… Amigo, sinceramente… seria exato com sua base (Jesus – perfeição, amor incondicional e sábio) se desfragmentasse sua ira em adiantadas elucidações de como chegar ao seu amado Mestre. Não choque sua fé com discordia, almente sua luz aceitando a premissa da Eterna responsabilidade das próprias criações ou ações, sendo assim amar é explicar, encaminhar, iluminar, ensinar. compreender, compartilhar de um modo positivo, trazendo ascensão dos niveis emocionais, criando amor, esclarecimento, fraternidade, mais compreensão e sabedoria que criamos no demosntrar que o amor e o respeito compartilhado se torna a chave que abre a porta para uma sociedade mais evoluida seguindo os caminhos de Jesus, do amor.
    3° Ame todas as criaturas, respeite todas as falhas, elucide da sua forma pois a elucidação acontece nao somente pela fé que se propõe, mas pelo sentimento que acata nas experiencias da vida com reflexos de ações positivas. Evolução, saude, vida pura, amadurecimento coletivo, simbologias mais concretas, menos falhas sociais, mais produtividade humana, mais ética, compendio de informações em exemplos das disposições morais. + luz = Uniao da sabedoria + amor se tornado uma realização dos seres de luz. Anjos caidos aprendem que Deus é perfeito, enquanto os iludidos creem , afirmam estando em duvida e compartilhando ignorância e manipulação através de alusões a dor, sofrimento, tristezas, fracassos no descordar de que não se tem o livre arbitrio, sendo que se leva dessa vida a vida que se leva e assim cria a si mesmo durante a eternidade. Amo e bendigo as informações, elas dignificam a sabedoria e promove pesquisa sobre o assunto, sejam livres e procurem saber e achem a chave do seu próprio ceu com o seu próprio Deus, o mesmo que o meu e de todos os demais, querendo ou não! Uma vida feliz ? Nós podemos, ajude NOS a recriando o seu mundo melhor. Precisam evoluir para receberem e permanecerem com noas energias, novos pensamentos, nova criatividade que moderniza o Bem Estar humano, lhes promovendo ainda mais poderes e consciencia da perfeição de Deus que pertence a nós Filhos Dele.

    21/11/2010 às 21:08

  5. helena da graça santos

    jesus é e sempre sera incodicional pai supremo

    23/01/2011 às 16:36

  6. jefferson

    alguem ai pode me responder aonde esta deus? preso na culpa e no pecado? que a igreja usa para alienar aquelwwes que estao disesperados: ou ele esta na fome e miseria que aterrorisa o mundo ? por favor me respondam

    04/03/2011 às 19:25

  7. HWHY ULHIM os abençoe…

    31/05/2012 às 10:10

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 357 outros seguidores